Regulamento

A visita ao Acervo Curt Lange é condicionada às normas gerais de acesso da Biblioteca Universitária da UFMG, referentes a horários e condições de acesso. Para maiores informações visite o site www.bu.ufmg.br ou solicite-as com a equipe do Acervo Curt Lange.

  • Solicitamos ao pesquisador interessado que contate os responsáveis pelo acervo com um prazo mínimo de uma semana para agendar sua visita. Para agilizar o atendimento, sugerimos que o pesquisador informe o tema de sua pesquisa e os documentos que pretende pesquisar. Para entrar em contato, pode-se utilizar o endereço eletrônico clange@bu.ufmg.br/curtlangeacervo@gmail.com ou o telefone (55-31) 3409-4419.
  • A visita ao acervo, bem como o manuseio dos documentos, só será possível com o acompanhamento de um responsável designado pela Coordenação do acervo, no horário de 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta.
  • Na consulta aos documentos do acervo é obrigatório o preenchimento do Formulário de pesquisa em andamento, que será fornecido pelo responsável.
  • É de responsabilidade do pesquisador manusear adequadamente os documentos e zelar pela conservação dos mesmos. Solicitamos aos pesquisadores que tragam luvas de plástico (látex ou similares), necessárias para o manuseio adequado dos documentos.
  • Não será permitido o empréstimo domiciliar de quaisquer itens do acervo.
  • Nenhum documento poderá ser retirado do acervo, salvo autorização especial mediante requisição devidamente justificada, dirigida à Diretoria da Biblioteca Universitária.
  • As solicitações de reprodução devem ser feitas por escrito, através de formulário próprio, que pode ser obtido nesta página ou pessoalmente no acervo. A reprodução de documentos do Acervo Curt Lange será feita de acordo com os seguintes critérios:
    - as solicitações que impliquem em direitos autorais devem ser acompanhadas de autorização por escrito do(s) autor(s) ou de herdeiro(s) direto(s). O Acervo Curt Lange oferece um modelo de autorização como sugestão, caso o pesquisador precise. Pode ser carregado em formato .pdf ou .rtf.
    - a reprodução dos documentos será realizada através do processo de fotografia digital sem o uso de flash ou através de scanner. As imagens digitais serão disponibilizadas para o usuário em CD-ROM (700MB), gravadas em formato .jpg coloridas.
    - o valor da cópia será cobrado de acordo com tabela disponível na sala do acervo, dispondo o preço unitário das imagens digitais. Ao preço total das imagens solicitadas, deve-se acrescer o valor de mercado da mídia digital a ser utilizada para entrega dos fac-símiles.
    - o prazo de entrega das reproduções será variável, de acordo com o volume de cópias solicitadas e da disponibilidade de tempo por parte da equipe do Acervo Curt Lange para realizá-las.
    - o material poderá ser enviado por serviço de correio tipo expresso (Sedex, DHL, FedEx ou similar) a cobrar ou retirado pessoalmente no Acervo Curt Lange.

    - a coordenação do acervo não poderá garantir o atendimento de solicitações que ultrapassem o limite de cinqüenta imagens.
    - No caso de pretender a publicação de fac-símiles do Acervo Curt Lange, o interessado deverá encaminhar à Diretoria da Biblioteca Universitária, com antecedência suficiente e necessária, um pedido de autorização específica para tal, incluindo justificativa, detalhes descritivos e outras especificações sobre o meio em que as imagens serão publicadas. O solicitante deverá, na publicação em questão, citar clara e apropriadamente o Acervo Curt Lange – UFMG como cedente dos direitos de reprodução para a referida publicação, assim como encaminhar ao acervo um volume da mesma.
    - Estamos trabalhando para viabilizar o atendimento a solicitações vindas do exterior.
  • Não é permitido fumar ou ingerir alimentos e/ou bebidas nas instalações do Acervo Curt Lange.
  • O Acervo suspendeu temporariamente o fornecimento de reprodução de documentos. Cabe ao pesquisador utilizar seu próprio equipamento para copiar documentos de seu interesse, respeitando os critérios de direitos autorais acima mencionados, bem como os critérios de procedimento da reprodução.Visando a construção conjunta de um banco digital de documentos, e fortalecendo ainda mais a política de cooperação entre o Acervo e seus pesquisadores, solicitamos a estes que disponibilizem ao Acervo Curt Lange, uma cópia de todo material digitalizado.


Serviços

O Acervo Curt Lange – UFMG dispõe de uma infra-estrutura que permite aos pesquisadores trabalhar confortavelmente, com cadeiras e mesas de dimensões adequadas e com cabines individuais para audição de registros sonoros.

O acervo conta com uma equipe coordenada pela Chefia de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG, treinada para receber e orientar os pesquisadores e o público em geral, observando os procedimentos necessários para registro das operações de solicitação e consulta, assim como para a proteção dos documentos, de maneira a permitir ao mesmo tempo um atendimento eficiente e o controle efetivo da documentação, em termos de organização e preservação.m dos serviços disponíveis é a pesquisa preliminar de material, que pode ser solicitada por telefone ou por e-mail pelo pesquisador com um prazo de, pelo menos, uma semana antes de sua visita, de forma que se facilite a localização dos documentos e informações pertinentes à sua solicitação.

Outro serviço colocado à disposição da comunidade é a reprodução de documentos. O acervo conta com equipamento apropriado para reprodução digital de documentos, através de scanner ou de câmera fotográfica digital, dependendo do tipo de material e da finalidade da reprodução. A reprodução deverá ser feita por integrantes da equipe, sempre observando o estabelecido por nosso regulamento interno, assim como a legislação brasileira e acordos internacionais relativos à propriedade intelectual dos quais o Brasil é signatário. Casos excepcionais deverão ser encaminhados à Diretoria da Biblioteca Universitária.


Voltar