Introdução

Neste Guia o leitor encontrará informações gerais sobre o Acervo Curt Lange – UFMG, tais como características básicas da documentação, histórico de sua formação, sua localização, regulamento para acesso e utilização, alguns dos serviços oferecidos e dados para contato com a instituição, enfim, informações que permitirão ao pesquisador em potencial compreender sua natureza e seu conteúdo, visualizar possibilidades de trabalho sobre ele, familiarizar-se minimamente com o acervo antes mesmo de uma visita.

O seu público-alvo é, basicamente, a comunidade ligada à pesquisa no campo da música – sobretudo da musicologia latino-americana, em que Lange se destacou particularmente como um dos mais prolíficos atores. Entretanto, o pesquisador de outras áreas, tais como história, ciências sociais, antropologia, estética ou literatura poderá se surpreender com o potencial informacional do acervo aqui apresentado. Este Guia pretende, assim, fornecer uma visão geral do acervo e de seus documentos, que deverá ser detalhada futuramente através de instrumentos mais específicos, tais como inventários, catálogos e índices, seja sob a forma impressa ou através de publicações digitais e/ou eletrônicas. Alguns instrumentos destes tipos, tratando de determinadas séries ou subséries, vêm sendo desenvolvidos e estão disponíveis para consulta – ressalvado o seu caráter provisório – no acervo ou na página web.

A título de informação complementar, sobretudo para o leitor que se inicia na matéria, fornecemos também uma nota biográfica sobre o titular do acervo, o musicólogo Francisco Curt Lange. Viajante incansável, correspondente dedicado, pesquisador determinado, Lange fez um gesto de extrema generosidade ao disponibilizar para as futuras gerações o seu arquivo pessoal, acumulado durante décadas de trabalho, através de sua longa e produtiva vida. Coube ao Brasil, mais especificamente à Universidade Federal de Minas Gerais, o privilégio e a responsabilidade de dividir com ele essa tarefa, custodiando este precioso acervo documental, fonte inestimável de conhecimento. Esperamos, com este instrumento, contribuir para uma maior difusão do Acervo Curt Lange – UFMG e para a democratização do acesso ao seu precioso conteúdo informacional, assim fomentando, positivamente, a produção de novos conhecimentos em um futuro breve.


Biblioteca Universitária - UFMG


Voltar